sexta-feira, outubro 07, 2005

Gratidão

« Mas ele respondeu ao seu pai: "Olha! Todos esses anos tenho trabalhado como um escravo ao teu serviço e nunca desobedeci às tuas ordens. Mas tu nunca me deste nem um cabrito para eu festejar com os meus amigos". - Lucas 15:29
(...) A ingratidão nasce quando acreditamos que os outros têm obrigação de serem generosos connosco. Nessa relação de obrigatoriedde, nasce a ingratidão. Quando nos vemos merecedores, nossa reacção é: "Não fez mais que o necessário. Eu merecia muito mais!". Assim amigos, parentes, sócios e parceiros tornam-se frios: não aprenderam que o amor e o carinho nascem da espontaneidade.
Também somos ingratos a Deus. Acreditamos que é dever dele satisfazer nossas ambições mais infantis e, aglumas vezes, mesquinhas. (...) Desta maneira nascem os egocêntricos: eles acreditam que todo universo exite apenas para satisfaze-los. Antes de murmurarmos que nossos "direitos" não estão sendo preenchidos como esejamos, aprendamos a ser gratos pelos pequenos gestos de carinho das pessoas e de Deus que podem não ser grandiosos, mas representam um amor gratuito que brota de corações amigos.

Ricardo Gondim
A presença imperceptível de Deus
www.ricardogondim.com.br

0 conversando: