Há dias que acordo com a inspiração a espreitar-me o sono.
Mas logo quando os olhos se abrem,
Ela parece sair a correr para brincar de esconde-esconde.
Ela não se deixa dominar, não é sempre que quando quero ela aparece.
Hoje acordou, parece que o frio chegou.
Já começo a imaginar a lenha a queimar,
O cheiro do outono, castanhas assadas, lenha queimada, grama molhada
O vento frio no rosto, enquanto o sol brilha.
O sonho, tinha pessoas conhecidas e uma casa antiga.
Prometia inspirar-me uma reflexão...
mas foi só abrir os olhos que...
Hoje o frio chegou.
terça-feira, outubro 23, 2007
Pensado por Anónimo as 6:17 da tarde 2 conversando
segunda-feira, outubro 22, 2007
NOVOs BLOGs
http://gbuora.blogspot.com/
Blog de Oração do GBUPortugal.
e
http://gbuproclama.blogspot.com/
Blog deProclamação do GBUPortugal
passa por lá e contribui!
Pensado por Anónimo as 4:44 da tarde 0 conversando
segunda-feira, outubro 15, 2007
Já agora
Em tempos li uma crónica do Miguel Esteves Cardoso, no livro Explicações de Português (já agora - Assírio&Alvim), chamada a propósito “Já Agora”
trascrevo um trecho…
“Há uma instituição portuguesa que é única no mundo inteiro. É o já agora. Noutras culturas, tratar-se-ia de um pleonasmo. Na nossa, faz parte do passado.
O já agora, e a variante popular Já que estás com a mão na massa…, significam a forma particularmente portuguesa do desejo. Os Portugueses não gostam de dizer que querem as coisas. Entre nós, querer é considerado uma violência. Por isso, quando se chega a um café, diz-se que se queria uma bica e nunca que se quer uma bica. Se alguém oferece, também, uma aguardente, diz-se: «Já agora.» Tudo se passa no pretérito, no condicional, na coincidência. (…)
(…) Qual é a filosofia subjacente? Em primeiro lugar, há a ideia fatalista que tudo acontece aos Portugueses, apesar do que eles fazem, querem e julgam. Incluindo, evidentemente, o que eles querem fazer, fazem por querer, e julgam fazer crer. Assim, tudo o que sucede é absolutamente incontrolável. Por isso, a mentalidade do «já agora» traduz-se na ideia de que se deve aproveitar o acaso, já que nada mais se aproveita. (…) o já agora representa uma espécie de resignação perante o Destino, acrescentado do nosso nacional oportunismo.”
Já agora, imaginem no curioso universo feminino, o que isto não poderá gerar, ou somar!
Por norma… raramente vês uma mulher a dizer o que quer. É muito mais comum ver uma mulher a aproximar-se do marido e dizer… «tenho sede», elas raramente dizem, «pega-me um copo de água, por favor!»
A idéia do oportunismo, é incrívelmente forte em todos nós… no brasil, a isto se chama, levar vantagem em tudo, o famoso “jeitinho”. É interessante esta junção do Acaso do destino e o oportunismo… uma combinação que nos desobriga da responsabilidade do coexistir civilizadamente…
já agora…
pensa nisso.
Pensado por Anónimo as 5:32 da tarde 1 conversando
JUNTA-TE A UM EVENTO JÁ AGENDADO
Calendário de acções
O desafio foi aceite a nível nacional e já estão mais de 150 acções inscritas para dias 16 e 17 de Outubro. Escolas, acções de rua, associações, locais de culto, empresas... têm sido diversos os eventos propostos. Clique aqui para os conhecer.
Há também um grande volume de inscrições indivíduais, com grupos de amigos ou em família. Ainda tem tempo para organizar a sua acção, caso contrário... aqui ficam alguns exemplos a que se pode juntar.
Campanha Pobreza Zero:
•
» Requiem à Pobreza organizado em parceria com o coro Vox Laci (Assembleia da República, dia 17 às 17h00 e Basílica da Estrela às 20h45)
» Vila de Caneças levanta-se contra a pobreza com actuações culturais e largada de balões(Centro da Vila - coreto, dia 16 às às 21h00)
» Assobiadela contra a pobreza em Telheiras com Associação de Moradores e grupos de jovens locais(Praça Central de Telheiras, dia 17 às 17h30)
» Jovens da Ramada param o trânsito com teatro de rua (Rotunda da Ramada, dia 16 às 21h30) » Juventude Cruz Vermelha organiza cordão humano no Porto (Praça Mouzinho de Albuquerque, dia 16 às 21h00)
» Zé Milho dos Dzert junta-se a apêlo aos jovens na Câmara de Santiago do Cacém (Praça do Município, dia 17 às 9h30)
» Crianças da Academia Espaço Mail convidam empresas e pais a levantarem-se contra a pobreza (Linda-a-velha - Largo da Lagoa, dia 17 às 16h00)
» Workshop de arte circense, DJ e ViDJcom a Juventude de Olhão (Olhão, dia 16, às 21h)
» Braga Levanta-se (Braga, Avenida Centra, dia 17 às 10h)
» Cascais contra a pobreza (Cascais, escolas do concelho, dia 17 às 10h30)
» Desperta contra a pobreza (Lisboa, Alameda da Cidade Universitária, dia 17 às 12h)
Desafio Miqueias:
» Jogo de Futsal no Areeiro (R. Moniz Barreto, dia 17 às 15h00)
» Tempos de Meditação e oração: Lar São Sebastião de Guerreiros, Loures, dia 17 às 11h00; Cruz azul de Portugal/Igreja Conquistadores para Cristo, Amora, dia 16 às 21h00; Comunidades terapêuticas do Desafio Jovem, dia 17 às 10h00; Instituto Bíblico Português, Tojal, dia 17 às 20h00
Fundação Gonçalo da Silveira:
•
» Alunos mobilizam-se contra a pobreza nas escolas EB2,3 Professor Lindley Cintra; Colégio Apostólico da Imaculada Conceição. Iniciativas: cânticos, largada de pombas, mostra de trabalhos, grito "não à pobreza" » Orações da manhã com leitura de Manifesto no Colégio de São João de Brito (Lumiar) e Colégio Marista (Carcavelos) » Noite de oração e concentração pela manhã no Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus
Associação Portuguesa das Nações unidas: Concentração no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, dia 17 Serviços da Conferência Episcopal Portuguesa levantam-se no local de trabalho ,dia 17 Aid Global: Instituto Português da Juventude junta-se contra a pobreza em Camarate
Pensado por Anónimo as 4:15 da tarde 0 conversando