segunda-feira, junho 13, 2005

www.ricardogondim.com.br

Como é estranho!
Ricardo Gondim - www.ricardogondim.com.br

Como é estranho perceber que o tempo voou mais rápido do que os pensamentos e produziu mais estragos do que a imaginação. Contemplei minha fotografia e mal reconheci o velho que perambulava na imagem morta.

Como é estranho querer peregrinar pelo passado, não para consertar malfeitos, mas para rever pessoas. Queria levar uma conversa com o José de Araújo Gondim, meu avô. Carrego a impressão de que ele era infeliz por haver bebido homéricos porres, vivido na boêmia cearense e tentado ser comunista. Sentaria ao seu lado para despedi-lo, sem culpa, ao encontro de Deus.

Como é estranho sentir saudade sem saber bem do quê; inquieto-me com o presente a rodopiar feito um tornado, precipitando a vida rumo ao momento derradeiro, quando todas as saudades se tornarão verdadeiras.

Como é estranho olhar ao redor e saber que tenho tão poucos amigos. Antigamente, esperava em cada encontro uma promessa de amizade, em cada aperto de mão uma fidelidade, em cada sorriso uma aliança. Hoje convivo com a tristeza de saber que todos partirão um dia.

Como é estranho notar a idade transformando os antigos fascínios em descaso; encantos que seduziam como sereias, já nem me ocupam. Afasto-me deles como uma raposa de costas para as uvas.

Como é estranho começar a gostar de poesia tardiamente. Já acreditei que os melhores livros de uma livraria ficavam na prateleira da “não-ficção”. Passei ao largo do Vinícius de Moraes, um promíscuo; evitei Machado de Assis, que só escrevia bobagens; e sequer conheci Fernando Pessoa, um possível pederasta. Depois que me decepcionei com pensadores ortodoxos, porém implacáveis, belicosos e intransigentes, acordei. Hoje sei que Deus é poeta e todos os que fazem poesia estão no coração de Deus.

Como é estranho ver as certezas ruírem; eu que já defendi minhas convicções como um Mosqueteiro medieval; que fui inquisidor; que já pedi cabeças na guilhotina e aticei fogueiras para arder hereges. Tantas convicções se esfarinharam diante da dureza do sofrimento humano que, hoje, meu único dogma é o amor. Minha única sede é me humanizar e meu único alvo, não perder a alma.

Como é estranho, de repente, ver a vida com estranheza. Venho me tornando um homem muito esquisito em um mundo que já se acostumou a não achar nada muito estranho.

Soli Deo Gloria.

6 conversando:

DC๑ disse...

Gondim é sempre 10. Transborda realidade com pitada de... saudosismo!

Anónimo disse...

to ficando uma crente velha...cansada das mesmas mensagens, e ouvir o sr. as 5 da tarde...é o q tem me alimentado, eo sr. nem sabe...o qto tenho fome de palavra.. do outro lado do radio.Sei que isso não te vangloria... sei da sua humildade..DEIXE sempre DEUS te encher.não pare.SE puder vem pra net p/ eu te assistir.. seria um gde prazer... amo o sr. em CRISTO JESUS.

Pr. Jow disse...

O pastor Gondim é um profeta de Deus amados. É uma pessoa especial que Deus levantou em um tempo dificil. Ele, a exemplo de joão Batista confronta alguns que querem ser membros de igrejas e até pastores e lideres de grande massa de gente, mais apenas para se locupletarem com a sensibilidade do povo em dar o seu dinheiro para a "obra de Deus", quando na verdade estão sendo enganados. Esses que assim procedem são ordinários, eles nunca tiveram uma conversão genuína, eles não passaram pelo processo do arrependimento, da fé, da regeneração, da justificação e tão pouco da santificação, eles não sabem o que é isso. Grande parte de nossos lideres evangélicos vivem uma crise de integridade prufunda e estão perdidos no meio da multidão, celebram cultos em suas igrejas dizendo estarem adorando a Deus, ministram celebrações com lindos cânticos, mais em suma quem recebe a glória é o bezerro de ouro é o deus mamom... que Deus tenha misericórdia de nós!

Anónimo disse...

Pastor Ricardo mais uma vez estou sem pslavras,seguro que não é só eu,mas todas as pessoas que leem seus textos
Vilma

Joel disse...

quero agradecer a Deus pela vida do Pastor ricardo .
Se sou um crente fiel hj é por causa de suas menssagem trazidas diretamente do trono de Deus.
Pastor te Amo em cristo Jesus.
Tenha um bom final de ano junto de sua familia abraços ass. joel tambalo .

Anónimo disse...

sou de uma denominaçao evangelica, e admiro muito a forma de linguagen que o pastor ricardo goldin prega ele tem me ensinado muitas coisas boas que eu aprendo e repasso compro varias pregaçoes pois quero guardar para a minha nova geraçao agradeço a deus pela vida do ricardo goldin que e uma referencia de ser humano e que prega como profeta legitimo.